Publicado por: Lourival Dias | 11/12/2009

[Tagmar] Introdução ao 1º RPG Brasileiro

Olá pessoal! Hoje venho apresentar aqui no Dragões dos Reinos um RPG especial. Especial porque foi o 1º RPG brasileiro. Sim, o 1º RPG feito por brasileiros para brasileiros. O Tagmar.

O Tagmar (pronuncia-se tágma) foi publicado em 1991, quase ao mesmo tempo com a publicação da tradução do módulo básico de GURPS pela Devir, porém devido a uma série de fatores o projeto perdeu força e em 1996 a empresa GSA, criada pelos criadores deste RPG com o intuito de lançar os livros de Tagmar, fechou.

Muitos anos se passaram sem que nada fosse feito pelo projeto, até que em meados de 2004 um grupo de amigos, entre eles os criadores do cenário, resolveram voltar com o Tagmar, sendo chamado a patir de então como Tagmar 2, porém com um diferencial: totalmente gratuito e disponível para download na internet.

Além disso, como o Tagmar 1 não tinha uma ambientação tão detalhada, nesta “2ª edição” os criadores resolveram propor uma produção de material em conjunto com várias outras pessoas, dessa forma, através de gerenciamento, várias pessoas de qualquer lugar do país podem assumir determinadas tarefas para expandir o cenário de Tagmar, essas tarefas incluem expansões de regras, criação de novos monstros, ambientação, descrição de deuses e demônios, entre outros projetos que estão sendo realizados hoje. O projeto é voluntário e qualquer pessoa pode se inscrever. Para evitar problemas os autores seguem uma série de diretrizes que foram sendo feitas ao longo dos anos de projeto e, além disso, após uma expansão do cenário ter sido feita esta vai para discussão no fórum do próprio site de Tagmar 2.

O Tagmar 2 é, portanto, um cenário/sistema livre para todos e vivo, com material sendo publicado continuamente, acarretando melhorias a este belo cenário de campanha.

Tagmar é um cenário medieval com influência Tolkieniana, sendo as criaturas mais poderosas e temidas neste mundo são os demônios.

Tagmar possui um sistema de jogo inteiramente próprio, porém tratarei mais da ambientação (história do mundo, geografia, intrigas etc) e do sistema de regras (e de suas inovações) em artigos posteriores. Aguardem.

Para mais informações sobre Tagmar 2 acessem o site clicando aqui.

Este blog é parceiro e apóia o projeto Tagmar 2. Faça o mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: