Publicado por: Lourival Dias | 30/12/2009

Os livros de J. R. R. Tolkien como Cenário de Campanha

Que a Decipher Roleplaying & Miniatures Studio editou livros de RPG ambientados no cenário de O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, os quais foram traduzidos (alguns, claro) pela Devir no Brasil, pode não ser tão surpreendente assim, já que já tem algum tempo. Mas e se não tivéssemos acesso a esses livros/suplementos? Como poderíamos “adaptar” os livros de Tolkien para o RPG?
Penso que os próprios livros deste grande mestre da literatura inglesa já são próprios livros de ambientação e que não seria necessário mais nada para complementá-los. Porém, não venho com este artigo tirar o mérito da Decipher ou querer propor um boicote aos seus livros publicados, não é isso, pensei neste artigo após ler os livros da Decipher e os tenho. O que quero dizer é que, apesar dos suplementos que estão no mercado serem de leitura simples e resumida os livros originais de Tolkien nos mostram uma visão mais detalhada e rica (evidentemente, já que são criações dele mesmo) do cenário de Arda (nome da Terra de O Senhor dos Anéis dado por seu criador Eru como detalhado em O Silmarillion).
Teríamos, então, o livro básico do cenário e suplementos.
Como o livro básico do cenário de campanha teríamos o O Senhor dos Anéis, com o relato dos acontecimentos do final da Terceira Era, ou seja você é ambientado em um tempo no espaço, como em Forgotten Realms 3ª Edição no qual você é ambientado no ano de 1372 CV. No livro você tem características das raças da Terra-Média, além de relatos dos antigos reis, genealogias de personagens importantes, datas e principais acontecimentos, escrita, ortografia e pronúncia (estes tópicos ideais para mestres que desejam aplicar mais realismo em suas mesas), calendários, além de mapas da Terra-Média. No desenrolar da histórias os lugares são detalhados e um pouco de sua história é revelado.
E que suplementos teríamos?
O livro O Hobbit é um bastante útil, pois mostra outros locais mais ao Norte da Terra-Média, que não são citados em O Senhor dos Anéis, além da história de outros personagens que aparecem rapidamente no livro básico, mas que sua aparição possa ter ficado pobre por falta de um histórico, mas que é encontrado em O Hobbit. Além disso, há outros mapas do cenário, detalhando outras áreas.
Teríamos ainda o O Silmarillion, equivalente dos livros Divindades e Semideuses e Crenças e Panteões para D&D/Forgotten Realms, neste livro estão relatos dos dias antigos, do início dos tempos e da criação de Arda. Em O Silmarillion aparecem personagens importantes que moldaram o cenário básico e dá detalhes muito legais para o cenário, como por exemplo posso citar aqui que Sauron é apenas um dos milhares de espíritos ajudantes de Melkor/Morgoth (Valar, filho de Eru, que se tornou maligno; algo como um Deus ou Semi-Deus, considerando Eru como o Deus supremo).
Outras referências podemos encontrar nos livros Os Filhos de Húrin e History of Middle-Earth (Coletânea de contos antigos compostos por 12 volumes, nos quais são encontrados diversas histórias presentes em O Silmarillion, além de outra histórias. Não publicado em português).
Bem, como tentei apresentar aqui, as obras de Tolkien já são, por si só, livros de RPG, apresentando a ambientação necessária para iniciar uma campanha nas vastas terras de Arda, em um cenário de fantasia medieval com intrigas complexas e rumores que antecedem há muito as criaturas que nela habitam.
É isso pessoal. Espero que tenham gostado e que tenham tido vontade de ler os livros deste grande escritor. Até!

Anúncios

Responses

  1. Estou lendo O Hobbit 😀
    Mas é outra capa… (who se importa?)

    Tio Lou!!!! Go to hell!

  2. gostei do post muito bom e tenho a mesma opinião sua sobre os livros originais como suplementos definitivos para o jogo meus parabens

    obs: por favor passa no meu blog 😛

    falandoderpg.blogspot.com

  3. Sou um grande fã de Tolkien e bastou que eu tenha lido um dos seus livros para admitir que é sem duvida o menhor escritor de fantasia entre todos os que existem no mundo!

  4. Também o acho muito bom! Meu próximo passo agora será ler Os Filhos de Húrin…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: