Publicado por: Lourival Dias | 30/01/2010

[Artigo] Dividindo o dano entre os personagens aleatoriamente

Olá pessoal! Venho falar neste artigo sobre algo que estou fazendo atualmente na minha campanha de D&D 3.5 e que retira da consciência do mestre, pelo menos da minha, a idéia de perseguição do mestre para com determinados jogadores.

Não sei se isto é algo rotineiro para os mestres que jogam D&D ou outro sistema que seja possível fazer isto, porém eu nunca vi ninguém usar este artifício.

Vamos ao que interessa. Esta minha “ferramenta” de jogo surgiu há algumas mesas atrás e vez ou outra a uso.

Em um combate corpo-a-corpo contra um inimigo/mostro, geralmente os personagens com habilidades marciais vão pra cima da criatura aplicar a maior quantidade de golpes possíveis com o objetivo de conseguir vencê-lo.

Pois bem, agora vem a grande questão: No turno do monstro em qual dos personagens devo concentrar o ataque?

Muitas das vezes pode ser que o mostro (sendo controlado pelo mestre, obviamente) ataque mais o guerreiro ou paladino, quando possível, enfim, aquele personagem que tem papel de ataque corpo-a-corpo. Mas e quando há mais de um personagem? Caso eu foque os ataques do monstro em apenas um dos personagens, e aqui pode acontecer pelo fato de ter esquecido que no turno anterior o monstro acertou naquele personagem, ficará parecendo que estou de “marcação” com o próprio jogador e querendo que seu personagem morra.

Para evitar isso e ainda para permitir que a maior parte dos personagens em combate corporal levem dano (é isso mesmo, não dou moleza para meus jogadores), divido o dano de um ataque total do monstro (quando o total deste ultrapassa os dados de vida dos personagens) entre os personagens dentro do seu alcance, porém de maneira aleatória. Para isso, simplesmente, jogo dados. A princípio determino a numeração dos personagens que estão engajados em combate (esse é o 1, esse é o 2…), narro o movimento que o monstro está fazendo e, quando possível, com o quê, e rolo algum dado na frente de todos os jogadores, assim determino qual ataque será desferido em qual personagem de modo aleatório.

É possível que em turnos sucessivos do monstro ele ataque o mesmo personagem? Sim, é possível, porém agora não recai mais sobre o mestre a responsabilidade de ter feito isso e sim à “sorte” do personagem.

Bem, é isso pessoal, esta é uma de minhas ferramentas que uso para permitir que o máximo de personagens levem dano, porém utilizando uma pequena parcela do potencial total de ataque dos monstros.

E vocês? O que acharam?

Até!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: