Publicado por: Lourival Dias | 18/02/2010

Guarde seu d20. Eu tenho D&D para Surface

Post originalmente publicado no blog Jovem Nerd. Veja o post original aqui.

Por Thiago Moskito

Tem uns dois anos que vi essa mesa multitoque (multitouch), a Microsoft Surface, a primeira coisa que pensei, como um bom nerd, era que esse dispositivo seria perfeito para jogar Dungeons and Dragons. D&D é um jogo extremamente nerd, em minha opinião, por que você lida o tempo todo com cálculos matemáticos, enfim.

Com essa mesa, meu caro, você não precisa se esforçar tanto entende? Modificações quando um item é encontrado (e usado), redução nos pontos de vida, resistência, força, alcance das armas, se seu personagem está morrendo ou em chamas – o jogo pode fazer todo esse processo trabalhoso automaticamente.

A galerinha radical da Carnegie Mellon SurfaceScapes vinha desenvolvendo exatamente isso: D&D para “Surface” (Denominado SurfaceScapes). Pesquisei por aí e descobrir que a equipe mostrou o sistema para o povo da Microsoft e que, quem estava em Seattle, teve a chance de experimentá-lo. (Nós já noticiamos aqui no JNN outras coisas sobre esse game, confira aqui e aqui.)

É. Não queria admitir, mas a Microsoft Surface faz jus ao seu potencial, pelo menos para jogos do gênero. Não precisam de fichas de personagem complexas com estatísticas, habilidades, e assim por diante, todo esse material é armazenado e processado pelo sistema do game, e assim você está livre para disparar flechas mágicas em Orcs, por exemplo.

As estatuazinhas – opcionais para D & D normal, mas grandes ferramentas aqui – estão “marcadas” com códigos na parte inferior. A “Surface” é capaz de usar suas micro-câmeras para ver (ler) estes códigos únicos e determinar qual é o personagem e onde ele está na grade do jogo. Isto significa que o game pode determinar automaticamente a linha de ângulos de ataque e acompanhar o life dos inimigos.

Isso realmente agiliza as coisas. Uma rodada de combate no D & D tradicional pode levar algum tempo. Iniciativa, roll-to-hit, dano, movimento, e tudo tem que ser calculado. O programa na “Surface” automatiza tudo isso. Em vez de vários minutos, o turno de combate (em que matou um par de Orcs fracos) demorou apenas um minuto ou dois. E foi mais divertido.

O Mestre (sim, você ainda precisa de um) usa um PC em rede com o Surface para controlar o game. Todas as funções que o Mestre tem que preenche no game tradicional, de geração de monstros (NPC’s) a mapeamento de cavernas, estão disponíveis também. Como Mestre, eu sempre quis desenhar o mapa do jogo de forma dinâmica, chegou minha hora.

O dado virtual é outra grande vantagem. Com o dedo em cima da mesa lança-se o dado e o game calcula automaticamente seu acerto, ou melhor, seu dano, assim que você sabe imediatamente o resultado do combate.

Extra
A equipe da Carnegie Mellon está trabalhando com a D & D Wizards of the Coast na tentativa de comercializar seu produto, que atualmente é apenas um exercício dos alunos. Havir Eric, da Microsoft Surface, disse que: “espera ver o software concluído e testado, sendo usado em centros de jogos e lojas em todo o país. Depois de jogar esse game, eu podia ver isso sendo uma fabrica de dinheiro.”

A equipe ainda está trabalhando em alguns bugs. Em um ponto, por exemplo, o Mestre deixou cair um dragão no tabuleiro do jogo, em cima de um Orc e a “Surface” pareceu um pouco confusa. A equipe foi rápida em apontar que não estavam jogando a última versão.

Bem, achei muito interessante e não poderia deixar de postar aqui no Dragões dos Reinos.

Até!

Anúncios

Responses

  1. é interessante mesmo o programa talvez seja dessa forma que nossos filhos vão jogar rpg

  2. DO jeito que o avanço da tecnologia anda, não duvido…:P


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: