Publicado por: Lourival Dias | 01/06/2012

[Ohmtar] O retorno do mestre de Ohmtar

Saudações, aventureiros, heróis e viajantes de Ohmtar e além!

Depois de um período de silêncio e contemplação, o Mestre de Ohmtar retorna aos mundos de luz, trazendo suas ideias e planos para o futuro. E esse futuro está mais perto do que se imagina! Saiba mais sobre o “Guia dos Sete Mundos”, o novo livro do Ohmtar, e sobre as ações que estão em andamento!

***

Kimi 12, Mês da Calmaria
Ano 5970 do Calendário de Agrippa
Do Códice dos Sete Mundos

“Os deuses caminham para uma guerra iminente. Forças demoníacas avançam contra os Portões do Submundo e crias aberrantes brotam nas galerias escuras, foragidas de seu mundo alienígena.

Os Agentes do Destino observam e atuam para garantir a manutenção do estado de coisas, sozinhos ou liderando aventureiros, heróis e mercenários em missões que, por mais suicidas que pareçam, os levarão através do caminho da Imortalidade.

Mas quando as trevas de um mundo antigo e distante se aproximam mais uma vez da realidade, o Mestre de Ohmtar retorna aos Sete Mundos, pronto para garantir a sobrevivência de sua Criação.”

Ossian Murry, Trovador do Mar
Therabar, 5971

Do alto da Torre de Vidro, Gënnlarioneth observa o retorno do Mestre de Ohmtar

Saudações, senhores, mais uma vez.

Depois de um período de afastamento, estou de volta ao comando dos Sete Mundos de Ohmtar, cheio de informações interessantes para vocês.

Nesse tempo em que me mantive fora precisei resolver uma série de problemas de ordem pessoal e me dedicar a outras coisas, mas como todo bom rpgista mantive meu olho nos acontecimentos. Continuei lendo os blogs, as notícias, os fóruns e as grandes novidades, como o D&D Next.

Mas continuei minha dedicação ao Ohmtar. Aproveitei para estudar muita coisa, revirando guias, suplementos e todo o acervo que eu tenho aqui, bem como continuei lendo os lançamentos de D&D 4E que batem à minha porta. Daí pude continuar a tirar ideias tanto para as sessões oficiais do Ohmtar quanto a respeito de mecânicas e abordagens que funcionavam no passado e que podem funcionar agora, ao menos nas nossas mesas.

O trabalho principal, entretanto, continuou firme e forte. E vocês vão, a partir de hoje, acompanhar de perto esse projeto comigo: o…

… Guia dos Sete Mundos de Ohmtar: Novo Livro Básico

E voilá! O novo livro básico do Ohmtar, o Guia dos Sete Mundos, está a todo vapor!!! O que esperar deste livro? Ele trará grande parte do conteúdo de ambientação do livro original do cenário (O Guia do Cenário de Campanha, o famoso calhamaço de 540 páginas). A história do multiverso com suas principais lendas; o atlas dos sete mundos e a descrição de seus reinos, territórios, governantes e comunidades; os poderes que regem Ohmtar, como os deuses, os espíritos, a filosofia e os impressionantes Agentes do Destino, além, é claro, do funcionamento da magia do cenário, regras para itens mágicos, relíquias e artefatos; e um bloco de ferramentas para o jogo, dando dicas sobre como conduzir aventuras e campanhas em Ohmtar, como jogar em Ohmtar, como inserir os monstros do D&D 4E em suas aventuras e, também, ferramentas para que você possa desenvolver e descrever as aldeias, vilas e cidades que você criar ou aprofundar a descrição daquelas apresentadas no livro. E, claro, trilhas exemplares e muito material conceitual para que os jogadores possam imergir em suas jornadas heroicas pelos Sete Mundos.

Mantendo a proposta do produto original, o Guia dos Sete Mundos será um livro de ambientação, de conteúdo, ou como alguns gostam de dizer, um livro “riquíssimo em fluff”. O sistema que suporta o livro ainda é o D&D 4E, como na apresentação de Antecedentes (backgrounds), Trilhas Exemplares, referências de monstros, referências de regras, etc. Para quem reclamava que a 4E era pobre em ambientação, agora não tem do que reclamar. É um compromisso que eu tenho com os jogadores e fãs de D&D 4E. Mas, como eu sempre digo e não custa repetir, Ohmtar pode ser usado com qualquer outro sistema, asssim como qualquer cenário de campanha. O Guia dos Sete Mundos continua fornecendo material suficiente para todos os mestres, de qual “escola” eles forem.

O Lançamento do Produto: O Livro Físico e o CROWDFUNDING

Mas, como e quando vai ser lançado? Junho para mim será um mês de planejamento. Além de finalizar o livro, será um período para definir a estratégia de lançamento. Tudo isso para que o Ohmtar seja entregue a vocês como espera-se que ele seja: IMPRESSO. Fisicamente, claro, ele não terá a qualidade Warhammer Fantasy RP do livro apresentado na RPGCON. Mas será um livro com qualidade, seguindo algumas referências já bem sucedidas no mercado nacional.

Assim, tudo caminha para que tenhamos um projeto de crowdfunding do Ohmtar. É uma ideia que precisa ser amadurecida e que eu realmente acho interessante. E seria uma satisfação o nome de todos vocês figurando no livro, assim como os atuais membros do Megaverso, com suas criações e colaborações ao longo do último ano. Existem outros planos, outras cartas na manga, mas uma coisa de cada vez.

Mas, e se eu já tenho o livro digital?

Todos já haviam dito que o Ohmtar era um livro muito grande e que precisaria ser partido. Para um lançamento digital, não era necessário, mas para o lançamento impresso sim. Mas não é um trabalho de simplesmente mutilar o livro. Diferente dos guias de cenário que conhecemos, o livro do Ohmtar não tinha um capítulo específico de raças, ou de opções para os jogadores. Os capítulos tinham um encadeamento lógico que contava a história dos Sete Mundos e inseria os elementos de regras dentro do contexto. O novo livro, então, traz grande parte do conteúdo do livro original, mas com muitas atualizações e informações novas, mas sem avançar muito com a linha do tempo do cenário.

Será um livro de cenário, focado em permitir aos mestres desenvolver suas campanhas e aventuras e dar aos jogadores os instrumentos para alcançarem a imersão “heroica” proposta pelo cenário. É não só um livro de consulta, como também um livro de leitura, com muito material para alimentar as mentes criaturas de mestres e jogadores.

Com parte do conteúdo deixado temporariamente “de lado”, poderemos repaginá-los e adequá-los a nova realidade através de artigos no site ou mesmo gerar novos suplementos para o Ohmtar em tempo hábil, trazendo conteúdo para os jogadores e um bestiário, por exemplo. Mas mesmo esses suplementos não trariam apenas uma repetição do material do livro original. Muitas coisas amadureceram de lá para cá, muitas novas ideias surgiram, artigos do site e discussões do Megaverso trouxeram ideias interessantes… E muitos suplementos menores poderão surgir, também, se as coisas andarem bem. O acervo que eu tenho aqui para o Ohmtar é enorme, material que ainda não foi publicado, que precisa de algum tratamento ou mesmo listas de ideias a serem exploradas e desenvolvidas. Sabem aqueles livretos de Pathfinder, baratos e que enriquecem ainda mais o jogo? Pois é. Por que não?

Mas um passo de cada vez.

O Novo Site

Com a nova proposta, a estratégia do site do Ohmtar precisa mudar sua orientação, o que inclui o próprio Megaverso (o fórum do Ohmtar, que também serve para repositório de diários, biblioteca, etc). O site precisará de dinamismo para se tornar uma fonte direta de consulta de conteúdo. O projeto do novo site já foi iniciado e fará parte do grande relançamento do Ohmtar. Lá você terá acesso aos artigos e às ferramentas de forma muito mais organizada do que é hoje. Um site bonito e funcional, acima de tudo.

OGL, Pathfinder, Old Dragon, Tormenta RPG, D&D Next…

O Ohmtar é um produto para D&D 4E, o D&D Next vem aí… O que o futuro nos reserva? Participando do playtest do D&D Next, acompanharei de perto as tendências do Dungeons & Dragons. Mas existem jogadores aqui no Brasil que precisam de suporte, e não vejo como não ajudá-los através do Ohmtar. Assim, deixo aqui minha posição de que o novo site do Ohmtar, no mínimo, irá trazer conteúdo para apoiar as mesas de jogo de D&D 3.5, Pathfinder, Old Dragon, Tormenta RPG, etc. Inclusive, todos aqueles que estiverem interessados em adaptar material do Ohmtar, ou firmar parcerias de troca de conteúdo (entre blogs, por exemplo), trarão uma grande ajuda para o crescimento do cenário.

E agora?!

Agora vou continuar trabalhando. E você poderá acompanhar o andamento do trabalho. Estarei posicionando todos vocês quanto ao andamento dos trabalhos e aproveitarei para lançar previews do livro, novos artigos e também disponibilizar material do livro original para já ir dando o gostinho do que está por vir.

No dia 09 de julho de 2012 o Ohmtar faz 1 ano. Guarde bem esta data na agenda, pois é o nosso grande marco. Primeiro dia da RPGCON do ano passado, dia em que a surpresa do Ohmtar foi revelada. E hoje estamos aqui, como uma referência para muitos de vocês.

Deixe seus comentários sobre o projeto, com ideias e sugestões, nos comentários do post, através do nosso Contato, na nossa página no Facebook, no Twitter ou no tópico oficial do Ohmtar no fórum da Spell.

 

Compartilhe este post, envie um tweet, publique, multiplique e ajude o Ohmtar a alcançar novos mestres e jogadores!

 

Agradeço mais uma vez a todos pelo grande apoio!

Vamo que vamo!

Um grande abraço a todos vocês!

Anúncios

Responses

  1. Obrigado pelo apoio mais uma vez!!!
    Quem quiser saber mais a respeito do Ohmtar, é só acessar o site!

    Abraços!

    Alexandre Sarmento

  2. Cara ta muito bom o projeto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: